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Por que Segmentar uma lista de Email Marketing?
Porém, quando se fala em relevância, é preciso levar em consideração que existem perfis e necessidades diferentes, que exigem estratégias diferentes. Nesse contexto, a segmentação se torna uma variável imprescindível para o sucesso da sua empresa. Mas você sabe os motivos?
Seus clientes não são todos iguais.
As pessoas não são todas iguais e não costumam ter os mesmos gostos, muito menos estão em um mesmo lugar, com as mesmas necessidades. Seria mesmo um marasmo se todos gostassem das mesmas coisas e tivessem os mesmos hábitos. A famosa frase “O que seria do amarelo se não fosse o vermelho?” nunca foi tão verdadeira! Com o mercado de cauda longa, as empresas cada vez mais se focam em nichos de mercado. Se preocupam em saber mais sobre suas peculiaridades para atender às necessidades e desejos de cada público específico. Uma vez que você conhece seu público e suas características específicas, é possível oferecer conteúdo relevante e de qualidade para cada grupo, aumentando assim as chances de impactá-lo em maior volume ou até mesmo em sua totalidade.
Seus clientes não vivem no mesmo lugar.
Parece óbvio, mas não é. Cada lugar é diferente do outro, oferece diferentes condições de mercado e tem um público com necessidades específicas. As diferenças culturais também têm influência direta nesse comportamento, inclusive de consumo. Mas, independentemente disso, um produto que é útil em uma cidade rural, por exemplo, pode de nada servir em uma grande cidade. É preciso estar atento a esses detalhes e segmentar sua lista por locais, para obter melhores resultados em suas campanhas de e-mail marketing.
Desenvolvimento de campanhas por perfil de grupos com interesses semelhantes.
Com a segmentação, é possível desenvolver campanhas mais relevantes a cada grupo de segmentação definido, entregando um conteúdo mais alinhado aos interesses e necessidades destes clientes. É possível fazê-lo com base no comportamento do usuário no seu site, por exemplo: para um e-commerce, você pode utilizar o histórico de compras dos consumidores e oferecer oportunidades especiais de produtos relacionados aos adquiridos ou que tenha demonstrado interesse.